Normas para Publicação

A Revista REGIT aceita para publicação trabalhos inéditos, de autoria individual ou coletiva de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior com titulação mínima de Pós-graduados, sob a forma de artigos ou resenhas, de autores nacionais e estrangeiros.

Os artigos são publicados na língua original dos seus respectivos autores, de preferência em português e espanhol, entre 10 e 15 páginas. Quanto às resenhas o texto deverá ter dimensão variável entre 3 a 5 páginas, contendo o registro e a crítica de livros, teses e dissertações publicados nos últimos 12 meses.

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Científico ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à comunicação e à linha editorial da REGIT, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Científica, só serão incorporadas mediante concordância dos autores. Os revisores dos originais poderão ajustá-los aos padrões da convenção escrita de modo a contribuir para a adequação do texto ao periódico.

Todos os artigos devem conter título e resumo (em português) e título e abstract (em inglês), com indicação de pelo menos três palavras-chave e keywords.

O autor deve também fornecer dados relativos à sua maior titulação, instituição e área em que atua, bem como indicar o endereço eletrônico e o endereço completo, para correspondência.

Orientações para formatação e normalização

O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12, com 1,5. O recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. Para apresentação dos elementos que constituem o artigo utilizar as normas da ABNT em vigor. Sugerimos não acrescentar destaques, grifos e etc. em citações diretas, pois são informações ou detalhes que podem desaparecer após a normalização e/ou diagramação final.

Caso haja imagens, indicar no corpo do texto o local de inserção e enviá-las em arquivo separado. As imagens devem ser apresentadas em baixa resolução (75dpi - .jpg ou .tif) com largura mínima de 10 cm (altura proporcional).

Utilizar negrito e maiúsculas para o título principal, e negrito e maiúsculas e minúsculas nos subtítulos das seções.

As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.), como nos exemplos: (SILVA, 1989) ou (SILVA, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (GARCIA, 1995a), (GARCIA, 1995b) etc.

Os autores estrangeiros que enviarem manuscrito à REGIT devem utilizar preferencialmente o padrão ABNT e como alternativas, privilegia-se o padrão europeu (APA) que utiliza notas de rodapé com o nome completo do autor, nome da obra e página, embora seja aceito o padrão norte americano de referências (ao longo do texto, citando o autor, ano da obra e página).

Notas de rodapé

Devem restringir-se a comentários e observações pessoais, destinando-se a prestar esclarecimento ou tecer considerações. Deverão ser numeradas e apresentadas ao final do texto, em corpo 10.

Citações

- Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

As citações curtas (até 3 linhas) são inseridas no texto, entre aspas.

Citações longas (mais de 3 linhas) devem constituir parágrafo independente, digitados em espaço simples e recuados a 4 cm da margem esquerda, na mesma fonte, tamanho 10, sem aspas. Supressão de texto no interior das citações devem ser colocados entre colchetes [...]. A norma indica 4cm de recuo, porém optamos por usar 2,5cm em razão do tamanho da página do periódico. Toda citação direta deve estar seguida do sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação, número de página, separados por vírgula, entre parênteses.

Ex.: de citação direta com até 3 linhas

Tanto a sociedade quanto a realidade são dinâmicas e concretamente definidas, assim, a história constitui-se num processo dinâmico e transformador na medida em que se torna “o eixo da explicação e compreensão científicas e tem na ação uma das principais categorias epistemológicas” (FAZENDA, 1997, p. 106).

- Citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado.

Nas citações indiretas deve-se indicar sobrenome do autor e data de publicação. Ex.:

Como diz Basbaum (1978), a filosofia tem sentido [...]

 

Referências

Devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, títulos de livros e periódicos devem ser apresentados em negrito, são alinhadas somente à esquerda obedecendo às normas atualizadas da ABNT.

Observa-se que as bibliotecárias das Universidades estão aptas a oferecer orientações relativas ao uso correto das mesmas.

  • Exemplos:

- Livro:

MEKSENAS, Paulo. Aprendendo sociologia: a paixão de conhecer a vida. São Paulo: Loyola, 1991.

 

- Capítulo de livro:

DEMARTINI, Zeila de Brito; ANTUNES, Fátima Ferreira. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. In: CAMPOS, Maria Christina S. S.; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da. (Orgs.). Feminilização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 69-94.

- Artigo de periódico:

DIAS SOBRINHO, José. Sobre reformas e transformações da educação superior. QUAESTIO: Revista de Estudos de Educação, Sorocaba, SP, v.7, n.1, p. 9-21, maio, 2005.

- Tese:

SILVA, Paulo Celso da. Como anjos caídos... mensageiras em espaços de flexibilidade e redes: uma experiência geográfica. 1999. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

- Documento digital (on-line):

HISSA, Hélio Barbosa. Distritos industriais (ou clusters) como estratégia de desenvolvimento econômico local para o Brasil. Economianet, 2003. Disponível em: <http://www.economiabr.net.br>. Acesso em: 1 jun. 2010.

 

  • Normas da ABNT

NBR 6022, 2003 - Informação e documentação. Artigo em publicação periódica científica impressa. Apresentação;

NBR 6023, 2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração;

NBR 6024, 2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação;

NBR 6028, 2003 – Informação e documentação – Resumos - Apresentação;

NBR 10520, 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3.ed. Rio de Janeiro, 1993.

 

  • Responsabilidades

É de responsabilidade do autor a correção ortográfica, sintática e a revisão de digitação do texto que será publicado conforme original recebido pela editoração, após as alterações recomendadas pelos avaliadores, se houver.

 

  • Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo passa por avaliadores ad hoc, mantendo-se o sigilo da autoria aos avaliadores. Os resultados podem ser: aprovação para publicação conforme apresentado o original; aprovação mediante diligência para publicação depois de procedidas as alterações; e/ou recusa.

Todos os trabalhos serão avaliados conforme pertinência da temática, clareza, objetividade, linha de escopo de Alterjor, grau de cientificidade e obediência das normas de publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os trabalhos a serem submetidos devem estar salvados (ou gravados) em formato RTF (Rich Text) ou DOC (Word 97/2003), devido a compatibilidade com edição do layout que será feito por uma equipe da REGIT.

Arquivos salvos em formatos diferente de RTF ou DOC poderão ser automaticamente recusados. A avaliação será desenvolvida em três etapas: parecer dos avaliadores, resposta do autor, e versão final devidamente revisada com base nas sugestões e pareceres emitidos pelos avaliadores. A equipe de avaliação não tem contato com outros setores da revista. Os trabalhos submetidos deverão conter minicurrículo do(s) autore(s), com resumo (ideia geral do texto) e palavras-chave (até cinco). Sobre a "Remoção de Autoria para Avaliação Cega": O autor consente que durante a fase de avaliação, quaisquer vínculos acerca da autoria serão eliminados a fim de se julgar o trabalho pelo conteúdo e não por nomes. Uma vez aprovada a pesquisa, a identificação será novamente vinculada a seu(s) respectivo(s) autor(es) Observação: O trabalho deve ser submetido em arquivo válido para editoração eletrônica, em RTF (multiplataforma) ou DOC (Word). Extensões DOCX e ODT são aceitas adicionalmente, porém recomendamos que o formato RTF ou DOC seja remetido pelo(s) próprio(s) autor(es). Trabalhos enviados diretamente em PDF podem ser descartados, pois não permitem a adequação do layout nos padrões de Alterjor. Pedimos cautela quanto a esse quesito a fim de evitar transtornos.

O resultado da avaliação deve ser comunicado ao autor, com transcrição dos comentários feitos pelos avaliadores. Caso o autor aceite proceder às alterações sugeridas pelos avaliadores, o texto alterado será reencaminhado aos mesmos avaliadores.

 

  • Direitos autorais

Ao ter o texto aprovado e aceito para publicação, entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a publicação na Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia (REGIT) em Creative Commons, com menção obrigatória da autoria (BY) e atribuição Não Comercial (NC) para acesso livre e irrestrito, sendo vedada a derivação (reescrita) dos trabalhos publicados por terceiros (ND).




E-ISSN: 2359-1145

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza | Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba

Licença Creative Commons 2014-2024 | REGIT: Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia
Av. Itaquaquecetuba, 711 (visualizar mapa)
Vila Monte Belo - Itaquaquecetuba - SP | CEP 08577-010